O Rotary Club BH Liberdade, desde a sua fundação, em 2010, vem desenvolvendo alguns projetos, que têm se mantido até os atuais dias. São eles:

inauguração Curso Robótica

 

Curso de Robótica: o curso de Robótica é uma parceria com Rotary Clubs do Canadá e da Europa que proporciona a crianças e jovens carentes o ensino em robótica. Para os jovens de 12 a 16 anos, o projeto Robótica Educacional visa incentivar a criatividade, raciocínio, trabalho em equipe de forma lúdica. Para os jovens de 16 a 29 anos, o projeto Robótica Industrial, um projeto de subsídio global do Rotary, tem como objetivo a formação profissional e inserção no mercado de trabalho. Parcerias: Ramacrisna, PUC Minas, Rotary Club Calgary West (Canadá), o Rotary Club Purley (Inglaterra), Rotary Club Detmold (Alemanha), Rotary Club Arnhem (Holanda),  Rotary Club Rouen (França).

Vídeo da inauguração do Projeto Robótica Industrial: https://youtu.be/SDPo06Pdpwc

Projeto Futuro Promissor Ramacrisna

 

Futuro Promissor: doação anual de kits completos de material escolar para crianças carentes atendidas pela Instituição Ramacrisna, na zona rural de Betim. O Futuro Promissor tem como objetivo motivar os alunos a estudarem e aumentar o rendimento escolar dos alunos participantes. Um projeto que começou desde a fundação do clube, em 2010 e que vem crescendo a cada ano. Mais de 2.740 crianças já foram atendidas pelo projeto.

Vídeo da entrega em 2017: https://youtu.be/KcFED_ZuMBU

 

Projeto Doando Afeto

 

 

Doando Afeto: criado em 2010, o “Doando Afeto” tem como objetivo auxiliar instituições filantrópicas carentes a se fortalecerem e a expandirem as suas ações. Em toda instituição beneficiada é efetuado pelo Rotary Club um diagnóstico das suas necessidades, com a apresentação das possíveis soluções. Em seguida, desenvolve-se uma ação integrada entre o Rotary e a sociedade, objetivando atender às demandas identificadas.

 

Curso profissionalizando para eletricista padronista

 

 

Energia Social: projeto de Subsídio Global que surgiu em 2007 pelo RC BH Pampulha, RC Betim e parceiros no Canadá. O projeto constitui no curso de eletricista instalador e padronista – Idealizado pela Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG, se destina a pessoas entre 18 e 40 anos, que recebem qualificação profissional como eletricista instalador e padronista e formação em NR10. Até 2017, foram formadas 21 turmas com 421 formandos de 10 cidades da grande BH.

 

Dia das Crianças Solidário

 

 

Natal/Dia das Crianças Solidário: uma parceria do clube com o Colégio Estadual Central e a Ramacrisna. Os jovens do terceiro ano do Estadual Central “adotam” crianças carentes da Ramacrisna em um dia festivo com lanche, festa e entrega de presentes.

 

 

Projeto Cantagalo

 

Projeto Rotary de Revitalização do Rio Doce (Projeto Cantagalo): o Projeto Cantagalo consiste em um projeto piloto para recuperação do córrego Cantagalo, afluente do Rio Casca, um tributário do Rio Doce. O córrego Cantagalo está localizado no município de Santo Antônio do Grama, Minas Gerais. Os objetivos mais abrangentes do projeto são: recuperar a Bacia do Rio Doce com o aumento e melhoria da quantidade de água; desenvolvimento econômico e social da população servida pelo Rio Doce, principalmente a população rural banhada pelo Rio Doce e seus afluentes.

 

 

O Rotary Club BH Liberdade tem outro projetos em andamento. São eles:

  • Livro “Em Minas, entre Contos e Causos Gerais…”: Sebastião, companheiro do clube, escreveu um livro sobre contos e causos de Minas e conseguiu com uma editora a publicação. E ele doará os lucros para instituições apoiadas pelo clube. Serão organizados eventos de lançamento do livro para que possamos ter o maior valor arrecadado para a doação às instituições.
  • Própolis: um projeto que se iniciou desde antes da fundação do clube, com uma das sócias fundadoras, Elisabeth, e membros atuais do clube em parceria com a UFMG, CEMIG e outras instituições. Iniciou-se com um projeto de pesquisa da UFMG para transformar lixo eletrônico em palets que captam energia solar. Assim, o lixo seria reciclado transformando em energia. Esse projeto ainda precisa de verba para a construção do galpão onde serão instaladas as máquinas que farão o processo. Clube está viabilizando verba para a ação.
  • Projeto Usina Fotovoltaica para Creche Bom Pastor
  • Projeto AVC: prevenção e tratamento ao AVC na Região Metropolitana de BH.
  • Projeto Hospital da Baleia: tomógrafo para hospital.

 

Além disso, todo ano o clube entrega duas homenagens à pessoas importantes para o clube. São elas:
Comenda Liberdade

 

Comenda Liberdade: entregue para alguma pessoa da sociedade que se destaca por seu trabalho diferenciado, humanitário ou empreendedor.

 

eliseu louback

 

Prêmio Eliseu Louback: entregue para alguma pessoa que se destacou em sua atuação ajudando diretamente o clube. Seja em algum projeto específico ou em eventos.